06.09.2017

Prefeito Gentil Solicita Providencias Imediatas A Direção Da Copanor para resolver questão De Abastecimento De Água Em São João Do Manteninha – MG.

O PREFEITO GENTIL PEREIRA DE MENDONÇA, chefe do Poder Executivo de São João do Manteninha –MG, esteve na sede da Copanor em Belo Horizonte, ontem,(05/09/2017), em audiência previamente marcada , juntamente com o Deputado Leo Portela, acompanhados do Assessor Thiago, do vice – prefeito Sr.Marcos Vinicius, do Secretario de Educação, Sr. Edimar Teodoro, do Diretor da EE do Povoado de Vargem , Romerito Ribeiro de Abreu para reivindicar providências urgentes para combater os problemas graves de abastecimento de água no município.O Prefeito expôs à Direção da Copanor, representada pelos senhores Alonso( Diretor Presidente da Copanor) e Adilson Costa(Superintendente Executivo da Regional de Teofilo Otoni) a situação crítica de abastecimento de água no município, principalmente na sede, causada pela escassez provocada por fatores naturais e também por outros incluindo reservatórios insuficientes para atender a população, e destacou um dos principais fatos , este relacionado a gestão e planejamento de infraestrutura realizado pela Copanor no município. O Prefeito relatou a última providência, a execução de trabalho coletivo entre COPANOR e ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO, em julho, quando a rede que liga Vargem Grande e a sede foi reparada, ficando na dependência única de instalação de bombas, num local que já tem a infra estrutura executada, a menos de 1km da sede e que, por questões que estão fora da alçada do município e por problemas alheios a vontade da administração municipal , a ligação da água para a sede não foi concluída. Enfatizou ainda que, juntamente com equipe da Copanor e assessor jurídico do município tentaram solucionar a questão através diálogo com quem poderia permitir a instalação das bombas adquiridas pela Copanor, mas não obtiveram êxito.O Secretário de Educação , Edimar e o Sr. Marcos Vinicius vice prefeito e ocupante do cargo de Secretário de Saúde, expuseram a situação dramática de atendimento a clientela de suas respectivas secretarias nos diversos prédios localizados na sede e nos distritos, onde na Educação são cerca de 1200 alunos e 160 funcionários que dependem diariamente de abastecimento de água tanto para consumo humano quanto para higiene e limpeza dos espaços públicos das redes estadual e municipal , além da população dos bairros Novo Progresso , Orlando Viana , Senhor dos Passos onde a água não está chegando diariamente devido a escassez e problemas no abastecimento. O Deputado Leo Portela, enquanto Vice líder do Governo de Minas na Assembleia Legislativa, reivindicou o empenho da Direção da Copanor em ações que solucionarão as questões que compete ao órgão junto a outros setores como Ministério Público, de forma imediata, visando atender com abastecimento de água de forma adequada a população do município de São João do Manteninha. Solicitou também mais agilidade na questão burocrática que precisa ser resolvida quanto as áreas de desapropriação e ainda , reforçou que o “ direito privado e particular não pode se sobrepor ao direito público”, principalmente quando a necessidade é essencial e urgente como “ ÁGUA PARA O POVO’’. O Prefeito Gentil, deixou claro o empenho da equipe da atual administração para agir visando solucionar a questão do abastecimento de água no município, já foram realizadas diversas ações e serviços, reuniões , visitas , cobranças a todos os órgãos possíveis e que a batalha continuará. Enfim, o Diretor Alonso, disse que é realmente necessário e urgente resolver a questão de instalação das bombas no local devido e a continuidade das obras de infraestrutura . Que para o ano de 2018 está previsto aplicação de recursos na melhoria nas redes e Estações de Tratamento de Água(ETA) e de esgotamento sanitário de São João do Manteninha. Enquanto isso, a Administração Municipal está tomando outras providencias legais para atender a população com execução de perfuração de poços artesianos visando minimizar a baixa captação de água existente no município.